Todo fim de ano é a mesma história. As pessoas começam a fazer promessas e traçar metas para o ano novo. Na maior parte das vezes, essas promessas e metas durante até a primeira semana de janeiro. Depois, quase tudo volta a ser como antes. Para evitar cair nessa armadilha de novo, eis aqui um plano básico para traçar metas com objetividade e clareza.
Passo 1: Diferencie um sonho de uma meta
Muita gente se atrapalha ao colocar seus sonhos como metas a serem realizadas no ano que entra. Para não cair nesse erro, entenda a diferença entre um sonho e uma meta. O sonho é algo que você deseja, enquanto a meta é o seu sonho com um prazo determinado para acontecer. Nisso, as promessas de ano novo são boas, pois trazem consigo um dead-line próprio.
Passo 2: Seja preciso
“Emagrecer” pode ser um sonho de muita gente. “Emagrecer em 2008″ já começa a se assemelhar a uma meta. “Perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2008″ já é algo muito mais específico.
Quando você é preciso ao traçar uma meta, sabe bem quando poderá tê-la como meta cumprida. Por exemplo, se você pensar só em “Emagrecer”, poderia dar baixa ao perder 100 gramas?
Passo 3: Registre a meta
Pensar em metas é muito interessante, mas registrá-las é ainda melhor. Ponha suas metas precisas em papel, ou em algum sistema eletrônico que você confie. Crie uma rotina de revisá-las constantemente para que elas não se percam com o desenrolar do ano.
Passo 4: Defina um plano de ações
Ok, você já sabe que quer perder 10 quilos até o dia 31 de dezembro de 2008. E aí? O que fará para conseguir essa meta? Provavelmente, terá que dormir mais, alimentar-se melhor, fazer exercícios e tomar bastante água. O plano de ações também deve ser registrado e revisado além de, é claro, ser seguido por você mesmo.
Passo 5: Aja e acompanhe
De nada vai adiantar você traçar as metas se não agir para cumpri-las. Tendo um plano de ações em mãos, você deve saber o que tem que ser feito. Então não procrastine, somente faça. E acompanhe regularmente seu plano e suas ações durante o ano para saber se você está indo em direção das metas ou se afastando delas.
Assim, quando o final de 2010 estiver chegando, você vai poder revisar a lista que fez há um ano e observar o que conseguiu dar baixa e o que não conseguiu. Se aprendeu com os erros, vai ter um novo ânimo para tentar novamente em 2010.
Por fim, um slogan que eu vi em algum lugar que não me lembro e achei muito bom: Não deixe para 2010 o que você ainda pode fazer em 2009.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei a postagem! O blog está cada vez melhor!
ResponderExcluirFeliz ano novo,
Cris Prata